terça-feira, abril 08, 2008

Células estaminais encontradas no leite materno


Na Conferência Internacional da Society for Research on Human Milk and Lactation, apresentada no passado mês de Janeiro, em Perth, Austrália, foram apresentados os resultados de uma pesquisa que permitiu comprovar a presença de células estaminais no leite materno, o que de acordo com o Dr. Mark Cregan da Universidade de Western Austrália, representa um passo muito importante nas novas descobertas sobre os benefícios do leite materno.


As células estaminais são as nossas células base, as quais têm a capacidade de fazer cópias exactas de si mesmas ou de copiar células com funções específicas. Enquanto as células estaminais dos adultos são, normalmente, específicas de alguns tipos de células como a pele e o sangue, as células estaminais dos embriões são mais versáteis pois podem produzir células, para quase todos os tecidos do corpo humano. No entanto, o uso de células estaminais provenientes de embriões levanta alguma controvérsia.

Há alguns anos atrás, enquanto analisava as células presentes no leite materno, o Dr. Cregan questionou-se se também encontraria células estaminais. Em conjunto com a sua equipa, fez a cultura das células provenientes do leite materno e identificaram um marcador presente nas células estaminais. além deste marcador, identificaram também um conjunto de células estaminais, com potencial para se diferenciarem em diferentes tipos de células, tal como no caso das células estaminais provenientes de embriões.

"Já sabemos como o leite materno assegura as necessidades nutricionais dos bebés, mas estamos agora a começar a perceber que, provavelmente, assegura muitas outras funções", afirma o Dr. Cregan. Pretende ver grandes alterações nos próximos anos, à medida que os cientistas aprofundam esta pesquisa, claro que de uma forma ética, procurando assim tratamentos para problemas como doenças auto-imunes, cancro, problemas na medula, diabetes e Parkinson.


Nenhum comentário: